Rua Aratiba 31 Sala 209 - Centro - 99700-076 - Erechim/RS

(54) 3712 6222 | (54) 99188 0339

ENCONTRE SEU IMÓVEL

Buscar

blogs

24 Novembro, 2020 -

O que considerar na hora de alugar um imóvel comercial

Como escolher o imóvel comercial? 

      Quando um profissional decide montar um espaço próprio para trabalhar ele precisa lidar com algumas questões antes e depois de encontrar um imóvel para trabalhar. Isso porque, se até então ele era responsável apenas por executar o seu trabalho, agora ele também é responsável pela administração e gestão do seu negócio.  

      Por isso, a decisão de alugar ou comprar um imóvel para trabalhar é preciso considerar a estabilidade do empreendimento e se encaixar nas projeções para o futuro.  

      Sendo assim, para algumas pessoas comprar é um investimento e uma opção mais segura, enquanto que o aluguel é um gasto desnecessário para as contas.  

      Em contrapartida, para outros, optar pelo aluguel é deixar as possibilidades de expansão em aberto sem comprometer o orçamento do negócio.  

      Antes de tomar uma decisão é importante que você separe um tempo para analisar o estado do seu orçamento. Aqui, você precisa separar as suas finanças pessoais das finanças do seu negócio. Isso porque, sua escolha irá depender da perspectiva.  

      Quando se trata das finanças pessoais, comprar um imóvel em um bairro em expansão, ou seja, que está recebendo investimentos do poder público e do setor privado, é sempre uma boa escolha.  

      Do ponto de vista das finanças da empresa é preciso analisar se ela está gerando dinheiro suficiente para comprar o imóvel e, ainda, manter as reservas necessárias para continuar funcionando durante possíveis crises e para outros investimentos futuros. Caso contrário, alugar é a melhor opção.  

      Como em quase todas as decisões que tomamos, existem os prós e os contras. Por isso, é preciso colocar todas eles na balança e verificar o que tem mais peso no seu futuro.  

Quando a melhor opção é alugar? 

      Essa é uma boa alternativa para profissionais em início de carreira ou que estão montando um espaço para trabalhar pela primeira vez. Por não terem uma clientela fixa, não é possível determinar ainda se aquela localização atende ao seu perfil e ao perfil do seu público.  

      Além disso, alugar não compromete o seu capital de giro logo no início e garante um orçamento maior para futuras melhorias.  

      O aluguel também é mais flexível, pois, no caso de seu negócio crescer e você precisar de mais espaço, é fácil mudar para um imóvel maior.  

Vantagens do aluguel  

  • O locatário não se responsabiliza pelos custos com documentação, impostos e manutenção; 
  • Facilidade em encerrar o contrato em casos de mudança; 
  • Possibilidade de dividir o aluguel com outros colegas (caso a sublocação esteja prevista no contrato). 

Desvantagens do aluguel  

  • Em alguns casos o locatário não tem autonomia para fazer reformas e adaptações; 
  • Reajuste anual no valor do aluguel; 
  • O locador pode pedir a desocupação ao final do contrato. Quando isso acontece, o locatário precisa se mudar às pressas.  

Quando a melhor opção é comprar? 

      Comprar um imóvel pode ser uma alternativa viável para os profissionais mais experientes e estabilizados no mercado. Esse pode ser o investimento e segurança de que precisam.  

      Uma das vantagens é que, ao se tornar proprietário do lugar em que trabalha, você poderá usá-lo como quiser. Sendo assim, é possível fazer reformas, adaptações e expansões sem a necessidade de autorização prévia.  

Vantagens de comprar um imóvel  

  • O imóvel se torna um ativo da sua empresa, isto é, você poderá vendê-lo ou alugá-lo durante uma crise ou caso precise mudar de espaço;  
  • Dependendo de onde estiver localizado o imóvel é um investimento a longo prazo. Por esse motivo, ele pode se valorizar com o tempo. 

Desvantagens de comprar um imóvel  

      A compra de um imóvel é um investimento, mas também compromete o seu orçamento. Sendo assim, dependendo da sua situação financeira e dos valores envolvidos, os gastos com um financiamento ou compra podem ser superiores ao valor do aluguel.  

      Se você tiver começado a trabalhar sozinho recentemente ou for novo na profissão esse pode ser um risco que não vale a pena correr.  

      Dependendo do seu planejamento comprar pode comprometer seus planos de expansão.  

Planejamento é tudo! 

Descrição: