Rua Aratiba 31 Sala 209 - Centro - 99700-076 - Erechim/RS

(54) 3712 6222 | (54) 99188 0339

ENCONTRE SEU IMÓVEL

Buscar

blogs

26 Outubro, 2020 -

Como funciona a vistoria do imóvel?

       O contrato de aluguel deve vir acompanhado de um documento essencial: o laudo de vistoria de imóvel. Ele indica as condições em que o bem foi entregue ao inquilino e como ele deve estar no momento da devolução das chaves.

       Mas você sabe o que acontece quando o inquilino entrega o imóvel danificado? Existem algumas atitudes que proprietário pode tomar para garantir os seus direitos, previstas na lei do inquilinato.

       Pensando nisso, vamos explicar o que você deve fazer caso o inquilino devolva o imóvel sem observar as descrições do laudo de vistoria. 

       O primeiro passo é fazer um levantamento de todos os danos ou modificações que foram feitas no imóvel e estão em desacordo com a vistoria. Isso é importante porque existem alguns reparos que são de responsabilidade do proprietário.

       Vamos explicar: reparos necessários para manter as boas condições de uso do imóvel, geralmente relacionados à estrutura, são de responsabilidade do proprietário, exceto se o inquilino tiver causado o dano propositalmente. Portanto, se o imóvel foi devolvido com alguns problemas nas telhas devido a ventanias, por exemplo, o inquilino não pode ser responsabilizado.

       Porém, questões como a pintura do imóvel, funcionamento das fechaduras, estado de conservação de vidros, azulejos e outros detalhes, são obrigações do inquilino — exceto no caso de desgaste natural.

       Assim, entender os tipos de danos existentes no momento de entrega da chave é fundamental para identificar quais são os seus direitos e que medidas você pode tomar para solucionar o problema. 

       O próximo passo é procurar o inquilino para mostrar os problemas que foram encontrados na vistoria de imóvel e solicitar que ele faça os reparos necessários. Aqui, é importante ter cuidado: tenha em mente que, nem sempre, o locatário identificou os problemas ou sabia que era preciso fazer alguma reforma, então mantenha a cordialidade, certo?

       Ele mesmo pode fazer os reparos ou reembolsar os gastos com reformas. Negocie da melhor forma para garantir que você não terá prejuízos e que o imóvel ficará em boas condições de uso para que possa ser locado novamente.

        Se o inquilino se recusar a fazer os reparos, é hora de avaliar as outras formas de cobrança. Isso pode ser feito de forma extrajudicial, enviando cartas informando sobre a obrigação e com um prazo para regularizar.

       Ainda ficou com dúvidas sobre a vistoria? Converse conosco. Além da facilidade de aluguel sem burocracia, podemos lhe ajudar a entender e fazer um negócio muito bom. 

Descrição: